‘Gemologia’ é uma especialidade da geologia que estuda o caráter físico e químico dos materiais de valores gemológicos, sejam esses de origem inorgânica ou origem orgânica e que se prestam a adorno pessoal ou decoração de ambiente. Para que algo seja consagrado como material gemológico, é preciso que apresentem simultaneamente beleza, raridade e durabilidade.
Esta é uma boa definição, segundo a Wikipedia. E, é claro que a beleza dos materiais foi a inspiração principal para eu tentar produzir algumas imagens nesta área de ilustração científica.
Como muitos dos materiais são transparentes ou translúcidos, resolvi utilizar um papel que não fosse branco. A escolha foi fácil, o Canson Mi-Teintes que já utilizei anteriormente para o design de jóias.
Aquarela e gouache, desde que não utilizados com muitas aguadas dão um resultado excelente e bastante realista, que é minha intenção.
A peça que está em fase de acabamento é um cristal de esmeralda da minha coleção. Quando terminar vou colocar o resultado também aqui em uma próxima postagem. Aguardem….